Filosofia no Ensino Fundamental: Livros Didáticos

Embora a filosofia seja uma disciplina obrigatória apenas para o ensino médio, em alguns municípios ela é oferecida na grade curricular do ensino fundamental. Essa realidade, no entanto, é pouco levada em consideração: há uma grande carência de materiais que subsidiem a prática docente nesse nível de ensino – quando se fala de ensino de filosofia, o ensino médio é a referência. Ora, não é à toa que quando somos convocados para assumir a disciplina de filosofia nas anos finais do ensino fundamental, nos sentimos totalmente perdidos, sem referência de materiais, sem plano de estudos, etc. Talvez seja essa a razão que leva muitas escolas a desconsiderar a importância da filosofia, sendo, nada mais, nada menos, do que um ensino religioso mais refinado, com todos os seus aspectos moralizantes.

Levando em consideração esses problemas, resolvi estrear neste blog indicando algumas referências para aqueles que, assim como eu, são professores de filosofia no ensino fundamental. Primeiramente, gostaria de indicar o trabalho do Sistema de Ensino Reflexivo, bem como o Instituto de Filosofia Educação para o Pensar que, influenciados pelo trabalho filosófico e pedagógico de Matthew Lipman, desenvolvem não somente reflexões sobre o ensino para crianças e adolescentes, como cursos e materiais pedagógicos aplicáveis ao ensino fundamental. No ano passado, por exemplo, participei de um curso sobre filosofia do Sistema de Ensino Reflexivo e, a partir disso, tive acesso a livros didáticos que vêem auxiliando na minha prática docente. Os livros fazem parte de uma coleção intitulada “Coleção Filosofia o Início de uma mudança” da Editora Sophos. Abaixo, a capa de cada livro e o resumo disponível no site da própria editora.

O Desafio de pensar sobre o pensar – investigação sobre o Conhecimento, a Linguagem e a Lógica (6º ANO): Os alunos são convidados a pensar sobre o pensar, sobre o uso da razão, sobre o fazer relações. São incentivados a entrar no mundo e no entendimento das ideias e teorias de filósofos que refletiram e contribuíram para o entendimento de como e por que pensamos. Os conteúdos do livro ajudam no aprofundamento da discussão sobre como pensamos e de onde vêm os pensamentos e as ideias. O que é pensar? Com este livro e seus conteúdos, os alunos ganham bases filosóficas e levantam discussões e investigações na Comunidade de Aprendizagem Investigativa. São convidados e desafiados a levar a atitude filosófica para suas vidas.

Pensar Lógica + Mente investigação sobre a Lógica, o Conhecimento e a Linguagem (7º ANO): O grande desafio não é tanto conhecer as regras, os princípios, as falácias, mas saber da importância da lógica na vida cotidiana. É entender a importância do correto e do bom emprego das ideias e do conhecimento para a clareza do entendimento, por isso não basta aprender lógica, é preciso criar uma cultura da sensibilidade pelo bem pensar. É necessário o entendimento básico da organização do pensamento lógico e o entendimento das estruturas de pensamento dos filósofos que contribuíram para o bem e o bom pensar. Conseguir isso em Comunidade de Aprendizagem Investigativa é fortalecer-se individualmente e o grupo.

Aprendendo a viver juntos – investigação sobre a Ética, a Política e a Estética (8º ANO): Seguindo a linha de investigação e aprendizagem filosófica do processo escolar, este livro convida a investigar sobre a Ética e a Moral, bem como refletir sobre elas com base na história da Filosofia. Tem por finalidade o conhecimento que leva a uma ação ética responsável individual e social. Apresenta um entendimento dos fundamentos e uma reflexão sobre as grandes questões da ação humana (liberdade, determinismo, livre-arbítrio, ética pessoal x ética universal etc.). Nesta faixa etária, nossos alunos são expostos a várias situações de escolhas e decisões e precisam de bons fundamentos para acertar e se responsabilizarem pelas ações.

Somos Filhos da Pólis – investigação sobre Política, a Ética e a Estética (9º ANO):A Política e a Filosofia nasceram no mesmo período. Há quem diga que “a Filosofia é a filha da pólis”. Muitos filósofos foram chefes políticos e legisladores em suas cidades. Leis e legisladores são a garantia e a origem da vida política. A razão fundou a Política. Deverá haver justiça na comunidade, e, para isso, exige-se a ação política do homem. Cada ação que fazemos é ética como escolha, e política e estética como realização. O livro contribui para que os fundamentos da democracia possam ser discutidos e vivenciados na Comunidade de Aprendizagem Investigativa de sala de aula e em toda a escola.

Esses são os livros que utilizo, porém, há alguns percalços para o seu uso, que dizem respeito à discrepância entre o conteúdo trabalhado em língua portuguesa e filosofia, tendo em vista que, no caso dos livros voltados para o 6º e 7º ano, existem alguns pré requisitos que exigem algum conhecimento de gramática. Sobre esses casos, vou falar no meu próximo post, quando pretendo falar um pouco do que venho desenvolvendo em sala de aula.

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4 ideias sobre “Filosofia no Ensino Fundamental: Livros Didáticos

  1. Michele Silva

    Eu também sou professora de filosofia nas séries finais do ensino fundamental, na rede pública de Porto Alegre. Como você e muitos outros tive e tenho dificuldade para encontrar material didático para esse público. Porém, descobri que os americanos já tem uma tradição em publicações de filosofia para crianças e adolescentes e adquiri materiais didáticos que considero explêndidos. Por exemplo:

    Tem me ajudado muito.

    Resposta
  2. Elci Gomes de Souza Silva

    Obrigada meninas pela preocupação com o desenvolvimento do Ensino Filosófico nas series finais do ensino fundamental. Estou nesse exato momento procurando livros sugestões e metodologias que possam dinamizar e otimizar o meu trabalho.
    Nesse momento, alem de agradecer quero parabeniza-las pelo que vem fazendo para pessoas iguais a mim.
    Estou trabalhando com essa disciplina e por aqui não estou encontrando o que preciso. Mas, suas colocações na analise desses materiais, foram de grande contribuição.
    Gostaria, se possível, lista de curta metragem e/ ou musicas, videos e documentários que possam contribuir .
    Mais uma vez obrigada
    Eu sou Elci Gomes,

    Resposta
  3. Dalva R. Marçal

    Sou pedagoga, profª no ensino fundamental do 1º ao 4º ano ,sinto tanta necessidade da disciplina de Filosofia p/ crianças, pois é necessário que proporcionamos um meio que desperta em nossos alunos a vontade de pensar , desejo de criar, de inventar, principalmente alunos de Escolas Publicas. Este é um sonho, Primavera do Leste -Mt .

    Resposta

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