III Encontro ANPOF Ensino Médio

B5_Botao_EMA ANPOF realizará o III Encontro Nacional ANPOF do Ensino Médio durante seu XVII Encontro Nacional, em Aracaju – SE, de 17 a 21 de outubro de 2016. (Informações retiradas do site do evento)

APRESENTAÇÃO

O retorno oficial da filosofia aos currículos das escolas de educação básica brasileiras ocorreu há menos de uma década. Ao longo desse período, a ANPOF tem dispensado uma atenção crescente à presença da filosofia no contexto escolar. O XVII Encontro Nacional de Filosofia, a exemplo do que ocorreu nos encontros anteriores em Curitiba-PR e em Campos do Jordão – SP, dedicará uma parcela da sua programação exclusivamente ao ensino da filosofia na educação básica. O objetivo é inserir os professores de filosofia da educação básica na comunidade filosófica nacional trazendo suas questões e produções pedagógicas para serem apresentadas e discutidas no maior evento da área no País.

As ações da ANPOF no segmento da filosofia escolar estão voltadas à articulação entre pós-graduação em filosofia e as políticas de formação de professores da educação básica, em resposta às demandas e as iniciativas de professores e estudantes, bem como de programas institucionais mantidos pelas agências oficiais de fomento, sobretudo a CAPES. As ações da ANPOF visam, portanto, contribuir para o amadurecimento dessas iniciativas e a sua consolidação no interior da comunidade filosófica nacional.

A parcela da programação do XVI Encontro Nacional de Filosofia voltada ao ensino da filosofia – denominada ANPOF-EM ou ANPO do Ensino Médio – será composta por quatro sessões de relatos de experiência, minicursos e um simpósio acerca da formação de professores de filosofia.

SIMPÓSIO DA ANPOF-EM

Mesa-redonda sobre articulação entre a pós-graduação em filosofia e a formação de professores. Neste ano, tendo em vista o início das atividades do PROF-FILO, cujo projeto foi aprovado inicialmente na ANPOF-EM de 2014, o simpósio contemplará a produção acadêmica própria a esse tipo de Programa de Pós-Graduação, com ênfase na vinculação entre a pesquisa em filosofia e sobre o ensino de filosofia e a prática acadêmica do professor de filosofia do Ensino Médio. Em breve, serão divulgados os nomes dos convidados.

 

Comissão Organizadora
Antonio Edmilson Paschoal (UFPR)
Gisele Secco (UFRGS)
Junot Cornélio Matos (UFPE)
Marta Alencar (USP)
Patrícia Velasco (UFABC)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s