Materiais sobre Filosofia e seu ensino no Brasil

krasinski1

Krasinski, Interwencja (Intervenção), 1983.

Em tempos de uma reforma do Ensino Médio que coloca em risco a permanência da Filosofia no currículo escolar, separei alguns materiais interessantes e que, quero crer, nos apresentam uma composição do que seja o quadro reflexivo sobre a Filosofia feita no Brasil.

Uma excelente proposta que descobri recentemente é a Revista Digital de Ensino de Filosofia (REFilo), uma publicação que iniciou em 2015 vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria. Destaco uma interessantíssima entrevista com o prof. Ronai, no segundo número de 2015, em que o professor fala sobre sua trajetória, autores que influenciaram seu pensamento entre outras reflexões sobre o currículo de Filosofia e a importância de sua permanência na Educação Básica.

E, já que estamos falando do Ronai, ele anda escrevendo um bocado sobre a Reforma do Ensino Médio (MP 746) no seu blogue Didática da Filosofia.

Outra excelente iniciativa de democratizar o discurso filosófico é a Coluna ANPOF. Criada em meados de Outubro do ano passado, é uma espécie de coluna opinião de professores de Filosofia versando sobre os mais diversos temas. Há, para nossos interesses, vários textos sobre o Ensino de Filosofia (o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar agrupou todos os textos até Novembro aqui).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s