
Krasinski, Interwencja (Intervenção), 1983.
Em tempos de uma reforma do Ensino Médio que coloca em risco a permanência da Filosofia no currículo escolar, separei alguns materiais interessantes e que, quero crer, nos apresentam uma composição do que seja o quadro reflexivo sobre a Filosofia feita no Brasil.
Uma excelente proposta que descobri recentemente é a Revista Digital de Ensino de Filosofia (REFilo), uma publicação que iniciou em 2015 vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria. Destaco uma interessantíssima entrevista com o prof. Ronai, no segundo número de 2015, em que o professor fala sobre sua trajetória, autores que influenciaram seu pensamento entre outras reflexões sobre o currículo de Filosofia e a importância de sua permanência na Educação Básica.
E, já que estamos falando do Ronai, ele anda escrevendo um bocado sobre a Reforma do Ensino Médio (MP 746) no seu blogue Didática da Filosofia.
Outra excelente iniciativa de democratizar o discurso filosófico é a Coluna ANPOF. Criada em meados de Outubro do ano passado, é uma espécie de coluna opinião de professores de Filosofia versando sobre os mais diversos temas. Há, para nossos interesses, vários textos sobre o Ensino de Filosofia (o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar agrupou todos os textos até Novembro aqui).