Uma oficina de filosofia para crianças

tabaAo longo do ano de 2010 eu estive envolvido com oficinas de filosofia para o Ensino Fundamental. Naquele período, o fato de eu não ter recebido uma formação específica para trabalhar com crianças entre 10 e 13 anos pesou bastante. A minha estratégia para minimizar essas dificuldades foi através dos livros do Matthew Lipman, especialmente do Pimpa. Atualmente, no Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Pelotas está buscando remediar tal lacuna na formação de licenciados: eles recentemente lançaram um curso de especialização em ensino de filosofia.

Hoje, na IV Semana Acadêmica do Curso de Filosofia EAD da UFPEL, irei ministrar uma oficina em parceria com a professora Adriane Möbbs (UCPEL/UFPEL). A ideia é retomar uma das atividades que eu desenvolvi em 2010. Naquele ano, além do Lipman, eu descobri as histórias da Taba. Trata-se de uma coleção de músicas brasileiras, riquíssimas e que se propõe a dialogar diretamente com a nossa cultura trazendo importantes reflexões. Vocês podem encontrar as 40 músicas aqui.

Na oficina iremos trabalhar com a historinha “Sapo vira rei, vira sapo”, idealizada por Ruth Rocha e trabalhada musicalmente por Chico Buarque e Nara Leão. A ideia é bastante simples. Como não dispomos de muito tempo iremos colocar a musiquinha para tocar. Os estudantes da licenciatura deverão ouvir atentamente – e para auxiliar isso iremos distribuir a letra.

Num segundo momento iremos dividir o pessoal em grupos para que, conjuntamente, respondam o seguinte:

  1. Destaque um ou dois trechos da música que você ache relevante para desenvolver em uma aula de filosofia com crianças no ensino fundamental
  2. Identifique uma área da filosofia que tematize o trecho escolhido: ( ) Epistemologia ( ) Estética (  ) Ética (  ) Filosofia Política
  3. Apresente um problema filosófico que possa ser desenvolvido na área escolhida a partir do trecho que o grupo selecionou
  4. Apresente, de modo bastante breve para o grupo, como executar uma discussão levando em conta o trecho, o tema e o problema filosófico.

Com tal oficina pretendemos que os futuros professores consigam exercitar a construção de uma aula de filosofia a partir de um material não filosófico.

Quando eu trabalhei com a música, tivemos uma série de discussões sobre como interpretar a história, sobre o caráter dos personagens (do Rei-sapo, principalmente) e fizemos considerações sobre política (todas de cunho democrático, motivando a importância da participação política). Depois dessas discussões organizamos um teatro, que garantiu um espaço bastante descontraído e lúdico com os pequenos. No total, pelo que me lembro, essa atividade durou cerca de 3 encontros com 3 horas cada.

Agradeço imensamente ao colega Juliano do Carmo pela organização da Semana mas, principalmente a Adriane pelo convite.

Anúncios

3 ideias sobre “Uma oficina de filosofia para crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s