O ensino do ensino de filosofia

RobertOppenheimer

Foto do físico Robert Oppenheimer por Philippe Halsman, 1958.

Na imagem de 1958, feita pelo fotógrafo Philippe Halsman, o físico Robert Oppenheimer encontra-se suspenso. Vemos o cientista, eternamente preso neste  instante atemporal, flutuando entre o chão e o teto, entre o possível e o impossível.

Para muitos de nós o hábito irá impedir a imaginação de projetar o físico vencendo a gravidade e alcançando o teto: porque vemos cotidianamente objetos serem “derrotados” pela lei da natureza torna-se impossível imaginar o contrário. Mas outros irão permitir-se, deixando a mente desafiar o hábito, criando assim o inusitado (senão utópico) cenário onde o físico ultrapassa as barreiras do natural e do possível.

Sonhar ser professor no Brasil, ainda mais nos dias de hoje, é como estar preso na cena de Halsman – somos seres presos em uma realidade que, talvez por teimosia, continuamos a desafiar.Ao longo do segundo semestre de 2017 eu olhei várias vezes para essa imagem, que  selecionei como capa do curso que ministrei para a Licenciatura EAD em filosofia da UFPEL: Oficina de ensino de filosofia.

Pensar e executar a “Oficina” não está sendo tarefa fácil. Primeiro porque senti na pele a limitação de um epistemólogo em buscar boas bibliografias na área do ensino de filosofia. Segundo porque a minha experiência como professor de filosofia foi bastante curta: foram somente três anos lecionando para turmas do ensino médio, e um deles também para o ensino fundamental.

Por isso pedi ajuda para alguns colegas e amigos que quero mencionar. Agradeço imensamente a Adriane Möbbs, Gisele Secco, Marcos Goulart e Matheus Penafiel – vocês me passaram importantes recomendações de leitura e temas da área. Às colegas Márcia Laux, Maria Gurgacz e Rafaela Nunes pelos importantes materiais sobre gênero e feminismo. Também agradeço ao colega e coordenador do curso, Juliano do Carmo, pelo convite e confiança.

A disciplina ainda está em andamento, mas o programa não sofrerá maiores alterações  (ou assim espero). São um total de 8 módulos visando desenvolver temas e problemas sobre ensino de filosofia que penso fundamentais, tais como: a natureza e ensino de filosofia, o valor da escola, interdisciplinaridade, gênero, questões étnico-raciais, entre outros. O curso destina-se a estudantes do 3o semestre, e é o primeiro contato deles com o ensino filosofia propriamente dito – eles passaram por outras disciplinas sobre processos educacionais em geral.

Para quem se interessar, o plano resumido da disciplina pode ser acessado aqui.

Anúncios

5 ideias sobre “O ensino do ensino de filosofia

  1. giselesecco

    Olá Leonardo. Obrigada por compartilhar teu plano. Uma ausência grita, entretanto, no teu segundo módulo: o segundo capítulo de *Ensino de filosofia e currículo*, “Ambiguidades da filosofia” – especialmente porque é uma leitura que contrasta, e muito, com o livro do Cerletti. E, a mim parece, faria um bem imenso aos futuros professores ter contato com este tipo de contraste. Sorte nas oficinas!

    Resposta
    1. Leonardo Ruivo Autor do post

      Oi Gisele, muito obrigado pelo comentário. A crítica é boa e pertinente, contudo eu decidi por deixar o EFC de fora por razões puramente pragmáticas: o tamanho dos capítulos, infelizmente, foge do que a maioria desses estudantes está acostumado a lidar. Por outro lado o livro do Cerletti não passou impune. Além disso creio que a visão do Ronai sobre o ensino de filosofia ficou preservada com a leitura de outros textos do autor. Espero que as razões que apresentei sirvam para mitigar suas críticas. Abraço e mais uma vez muito obrigado!

      Resposta
  2. Pingback: O ensino do ensino de filosofia — Filosofia e Ensino – Título do site

  3. Pingback: O ensino do ensino de filosofia — Filosofia e Ensino – posts filosóficos

  4. Pingback: O ensino do ensino de filosofia — Filosofia e Ensino – postsfilosoficos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s